setembro 22, 2008

(In)justiça (Des)umana.

Isto é que vai uma rebaldaria ali pela zona dos comentários. Desta vez, vem-me o Ti Zé das Trindades falar-me de justiça divina… Diz ele:

“Mas ó menina Inês, a menina diz que Deus é Amor mas já viu a desgraceira que por aí vai?Se Deus fosse Amor o mundo não devia ser o Paraíso?Matava os que eram maus e ficavam só os bons!!!O senhor prior Camilo das pernas tortas é que está sempre a dizer que só os bons se salvam!Então, mas aquele patife do João Pastor que anda sempre a deitar fogo no verão também tem o céu como eu...Era só o que faltava, não acha menina Inês?!”


Tudo bem, Ti Zé. Tudo bem. Sabes que mais? Isso não podia vir em melhor altura.
Sei muito bem que o Mundo não é perfeito. Ontem estive bem perto do lado menos perfeito do Mundo, e vi bem, com estes dois olhinhos, que há gente com muito menos sorte do que nós.
Sabes o que é viver sem as condições básicas? Sem comida, sem água, sem um tecto?
Eu também não sei, e espero nunca saber. Mas ontem estive perto de quem sabe muito bem o que é isso…
Não me venham falar de Deus no meio dessa gente. Ou melhor, não lhes venham falar de Deus! Tenho a certeza, vi-o naqueles olhares marcados pela dureza da vida, que nunca O conheceram.
E dá um aperto no coração, sabes? Vê-los pegar nas peças de roupa que vestimos centenas de vezes, aquelas que já não usaríamos nunca, com um sorriso e um brilho nos olhos raro… uns mais exigentes do que outros, é certo. Bem ou mal, têm direito a um mínimo de critérios, e somos os últimos a poder julgar.
Mas… percebes o que quero dizer, não percebes? Uns com tanto, outros com tão pouco.
Não é justo! É verdade! Concordo plenamente contigo! Mas sabes o que é que é muito fácil, quando vemos a desgraça à nossa volta?
Culpar Deus.
Quantas vezes já dissemos a um qualquer deus, em oração: “Ajudai os pobres e oprimidos, dai-lhes uma vida mais justa.” ; “Oremos pelos necessitados e pelos desgraçados. Ouvi-nos Senhor.” E ficamo-nos por ai.
É aí que está, sabes? É aí que está. Porquê “ajudai os pobres” e não “VAMOS AJUDAR os pobres conTigo”?!
É muito fácil pôr a culpa ao velhinho de barbas brancas que está lá na poltrona. Mas lamento dizer-te, esse não existe. Aquele incompetente que ainda não se lembrou de salvar o Mundo da miséria, não existe! Vá lá, já todos nos exaltamos contra ele uma vez na vida… o Deus Todo-Poderoso que afinal não pode nada porque o Mundo é uma porcaria!
Olha, mas o Deus-Amor de quem te falo é bem diferente desse. Ele não é Todo-Poderoso, porque o Amor não pode tudo. Asseguro-te, não foi Ele quem lhes fez aquilo. Não foi Ele que os atirou para a ruína da noite, da rua, dos vícios. Não foi Ele que lhes roubou a vida. Não, não. Foram os homens que lhes fizeram aquilo. A maior parte das vezes, eles fizeram aquilo a si próprios. Mas não Deus. Não o culpes por aquilo que Ele não pode.

Mas olha que tudo o que pode o Amor, o meu Deus pode. Queres uma prova?

Todos os Domingos, um grupo da paróquia de Gueifães sai para o Porto com carros carregados de sacos com comida e roupa para dar. Não pedem nada em troca. Nada. Dão-se, dispensam o tempo que podiam passar a fazer outras coisas a ajudar. No fim, apenas levam alguns sorrisos, um grande nó no coração, uma vontade enorme de fazer muito mais, e uma sensação de missão cumprida.
Nessas horas, podes ter a certeza. Deus está com eles. E o Amor, embora seja pouquinho comparado com o tamanhão da sua miséria, acaba por lhes chegar.

Talvez eles não mereçam muito. Talvez já tenham cometido muitos erros, talvez já tenham feito mal a muitas pessoas. Não imaginas aquilo de que uma pessoa é capaz quando lhe falta pão para a boca. É instinto de sobrevivência! Nisto somos parecidos com os animais.

Mas no fim… no fim Deus sabe olhar para os seus olhos endurecidos e amá-los assim.
Porque o Amor… O Amor pode tudo o que pode.
E já não é pouco.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Amor pode tudo!
"Que verdade mais verdadeira!"
Como seria bom se todos compreendessem que ajudar não é pedir mas é agir, quantas pessoas não iam viver melhor, quantas pessoas não iam ter um daqueles sorrisos no rosto, quantas pessoas não iam poder o que pode o amor...

Obrigada pelo teu agir de ontem minha linda.
Beijocas grandes
Susie

Anônimo disse...

Sim senhora, menina Inês!...
Boa lição de VIDA!!!

Cada vez gosto mais do que escreves!

Obrigada linda!