dezembro 01, 2009


Bom Deus:
Hoje, só tenho esta pergunta para ti: que queres que eu faça?

Preocupa-me tanto este cansaço... não era isto o combinado! Supostamente, eu estaria, neste momento, com um desafio grande mas compensador nas mãos. E eu não tenho medo de desafios, Abbá, mas não gosto de dar murros no ar...
O que é que eu faço quando, em vez de pessoas, encontro muros à minha frente? Gente que sabe tão pouco e julga que sabe tanto que nem se predispõe a ouvir. Gente tão ignorante que se esconde atrás de conservadorismos sem sentido, só para não parecer fraco.
Sinto-me revoltada, porque disponibilidade para partilhar não é tudo, é preciso também ter algo para partilhar. Uma Boa Notícia! Nem que seja pequenina! Mas uma que dê vontade de viver!
Porquê, Abbá? Porque é que te tiraram todo o sentido? Porque é que fizeram da tua casa uma Igreja com um papa e bispos e hierarquias que não mexem? Porque é que tudo isto cheira a incenso e a velas queimadas?
Onde está a tua igreja, onde todos os pobres e estropiados da sociedade têm lugar? O que lhes fizeram? Uma esmolinha não lhes chega, uma décima parte da nossa bondade não lhes serve, Bom Deus! Porque é que fizemos de nós os bons da fita? Porque é que fizeram do Nazareno o líder de uma igreja morta? Não, ele gosta dos vivos, aos mortos expulsou-os do templo à chicotada!
Porque é que nada muda? Que Igreja é esta que é apelidada de "conservadora"? Jesus não era conservador, era o oposto! Não eram os conservadores que morriam numa cruz.
Isto revolta-me, Abbá, querer remar e as ondas serem mais fortes! Onde é que me fui enfiar? Na boca do lobo, mesmo...
Queria tanto só mais um bocadinho de força, para poder lutar mais. Mas não sei por onde começar, neste mar de dificuldades! Por que ponta se pega algo que já não tem pontas? A mim apetece-me arrastar a minha cadeira com força e partir para bem longe quando eu falo do sentido que fazes na minha vida e me falam de itinerários catequéticos...
Onde estás? Pergunto outra vez, onde estás? Onde é a tua casa? No livro que tenho à minha frente com desenhos coloridos, só mesmo para parecer de criança, diz que a tua casa é a igreja, onde estão o sacrário e os santos, mas eu não te encontro por lá...
Estás tão longe disso tudo... e há quem ainda te encontre em lugares feitos de cimento! Eu, que só te encontro em lugares feitos de carne e osso, não consigo perceber...
Como é suposto eu ficar quando vejo gente falar a meninos de 6 anos de Deus, da Maria cheia de graça a quem o anjo Gabriel apareceu para que fosse mãe do salvador do Mundo?
Eu aprendi isso tudo, e a única coisa que fez foi baralhar-me as ideias todas, para agora ser mais difícil de as pôr no lugar. É suposto eu olhar e dizer que sim com a cabeça?

Olha, bom Deus, peço-te que me dês muita força. Quero muito conseguir deixar a cadeira no lugar, e mostrar àquelas crianças que o meu Deus não se pinta de preto e branco, é tão colorido como os seus sonhos...
Não deixes o meu barco afundar.

4 comentários:

Ana Ascensão disse...

Oh Inesita...


(bateu tudo cá dentro...)

Teresa Valente disse...

Ó Inesita!?
Que se passa?
Estamos em maré de "Vão sem mim que eu vou lá ter"?
Eu sei o que sentes, sei sim...
Mas olha, "AGORA SIM!" é que é a hora de arregaçar as mangas.
Tenho a certeza, certezinha, que com a PERSISTÊNCIA e a PACIÊNCIA do nosso Abbá, este Papá que é AMOR, nós vamos conseguir.
Tu vais conseguir!
Primeiro, tens que dar um desconto... Infelizmente, anda praí muita gente que se diz Igreja, que não sabe nada de nada do que é SER IGREJA... Anda praí muita gente que fala da importância da COMUNIDADE e que nunca fez uma verdadeira experiência de fé num contexto de caminhada comunitária... até Padres, vê lá tu! Ao que chegamos...
Depois Inesita,
pensa comigo: Jesus foi extraordinariamente radical e nós sabemos o que isso lhe custou.
Deixa-me dizer-te que, embora não possa parecer... "AGORA SIM" é a nossa hora! Estão a dar as 4 horas!
Chegou a hora!
"AGORA SIM" damos a volta a isto, com formação, sim, com verdade, sim, a boa vontade só, não chega!
"AGORA SIM" vamos em frente havemos de vencer!
Já pensaste como Deus é Bom?
Eu acho extraordinário, como Ele sabe que existem todas estas montanhas e muros, e ainda assim, confia tão plenamente em nós e confia tanto que nós vamos derrotá-los que no-los coloca mesmo mesmo à nossa frente, sem nos deixar grande hipótese para nos desviarmos deles...

Inesita,
Nunca, mas nunca cales o Evangelho!
Essa Boa notícia que toca a tua vida, fala dela, mesmo mediante as situações em que te sentes mais impotente e incapaz, "deita cá pra fora"!
Pensa o que é que Jesus faria se estivesse naquele momento ali, o que é que ele diria?
Batia com a mão na mesa e dizia "Cambada de ceguetas, como é possível tanta falta de sabor (e de saber e de sabedoria)"?
Então faz isso mesmo, não fiques calada!
Às vezes, as verdades doem, mas não deixam de ser verdades!

Já sabes que esta Igreja a que chamas "conservadora" não é a de Jesus, então tranquiliza-te porque tu estás no lado certo.

"Onde é que eu me fui enfiar? Na boca do lobo mesmo..."
Acho este PARADOXO tão bonito!
Oh Inês, Jesus também não fez isso mesmo? e olha o resultado que deu...

"Não sabes por onde começar?"
Olha, eu às vezes também não...
Acho que Jesus começou por juntar a ele gente boa... e foi isso que eu também fiz... parece que uns quantos loucos, como tu, arriscaram vir enfiar o pescoço na boca do lobo... mas tamos no mesmo barco e essa é que é a verdade! Bora, continuar a lançar redes?

Mana Missionária, que o Espírito Santo continue a abrir caminhos no teu coração, que a sua sabedoria e a sua fortaleza te encham da força que precisas!
E já sabes, sempre que precisares de um empurrãzinho podes sempre contar comigo...

Um Xi-coração
Teresa

Inês disse...

Teresa, é só para informar que foste a minha Boa Notícia do dia.

OBRIGADA.

(A Anita está aqui e concorda :P)

É que nem temos palavras.
Estamos juntos e é isso que nos mantém de pé!

Obrigada
Obrigada
Obrigada
Obrigada
Obrigada
Obrigada
Obrigada


Obrigada em plenitude! :D

A Ana quer dizer isto:
:D :D :D

Um beijinho MUITO GRANDE!
PS: Obrigada. (Já te tínhamos dito?)

Sol da manhã disse...

Olha que três... fazem-me rir e chorar ao mesmo tempo...

Deus Bom, Pai Santo,
olha por todas elas, dá-lhes a força do teu Espírito para que sigam sempre com esta audácia, esta alegria, esta esperança de mangas arregaçadas.Que esta Luz que levam dentro se espalhe e ajude a acender tantas outras. Cuida de nós.