novembro 16, 2007

HELP!

Preciso de ideias.
Imaginem: a vossa turma tem cerca de 28 alunos, a todos foi pedido que fizessem um pequeno texto sobre a Escravatura nos tempos actuais para depois fazer uma apresentação oral sobre o tema.
Ou seja, há 28 pessoas a falar do mesmo. Será que há mais temas para falar além de exploração infantil em países asiáticos e africanos, do tráfico humano, da exploração feita a emigrantes por não compreenderem bem os contratos que assinam, da violência doméstica, da exploração da mulher destinada à prostituição e da pedofilia?
Se tiverem uma ideia brilhante, estou a precisar. Se não, faço um trabalho repetido e altamente secante, que também tenho jeito para isso.

6 comentários:

Rui Santiago cssr disse...

Sabes que às vezes me dou conta de que, mergulhados numa sociedade profundamente consumista, na medida em que colocamos a meta da realizaçaao pessoal naquilo que possuímos (ainda que sejam pessoas...), a publicidade se rege por mecanismos de aliciamento e manipulaçao das necessidades que pode ser profundamente escravizante?

Sei lá... até pode ser uma hipótese...

SHALOM

Anônimo disse...

Olá Inês, Certamente não me conhece mas resolvi escrever a dar-lhe os parabéns pelas partilhas que tem escrito. Tenho andado fascinado pela profundidade e clareza com que fala da sua experiencia da fé e sobretudo da transparencia que demonstra na sua relação pessoal com Deus.Tenho falado do seu blog a alguns amigos meus.
Já agora sobre o seu trabalho, porque não fazer sobre a escravatuda do pensamento? Numa aldeia global onde todos dizem que devemos respeitar os outros, andamos sempre a fazer guerra com quem não pensa como nós ocidentais, ou que não segue a nossa maneira de ver as coisas?

A escravatura de ser o maior? o mais famoso?

Bem são algumas ideias.

com um sorriso esperando novos post's

Ricardo Ascensão disse...

Olá menina Inês...

Certamente também não me conhece... hihihi :D
Espero que ainda esteja aberto o prazo das candidaturas a temas para o seu trabalho... (só vi hoje o post)

Se sim, vou dar a sugestão mais beata de todas... que nem o padre lá de cima foi capaz de dar...

Porque não, tratares a escravatura religiosa? As pessoas que se tornam escravas dos "mandamentos" e "leis" das suas religiões e dos seus idolos... que estragam muitas vezes as suas vidas e as vidas dos outros porque... porque...é assim...

Não sei... na verdade devem ser mais interessantes as duas sugestões anteriores... mas prontus... foi isto que eu pensei antes de as ler... por isso fica aqui...

Beijinho pequenino
(porque grande é demais pra ti)

P.S.: E só tens direito a comentário neste post... porque não tenho de estar a dizer: "Ah, e tal... ta muito giro... e tal... e coiso...". Assim não ficas convencida! Hehehe!!

(shiiiiu!! não digas a ninguem... Beijinho Grande;) )

joaquim disse...

Pensamos muitas vezes e bem, nos mais desfavorecidos em todos os sentidos.
Hoje há nitidamente uma "escravatura" dos quadros recém formados, e dos quadros já com meia idade, permanentemente ameaçados nos seus postos de trabalho, tendo que cumprir horários incompativeis com uma vida familiar.
É uma ideia!

Abraço

Inês disse...

Ora muito boa. Antes estava preocupada porque não tinha tema e agora estou indecisa entre que tema escolher...

Vou reflectir bem sobre o assunto e vou tentar escolher uma das propostas! Muito obrigada, são todas novas e muito interessantes!

(Pode ser que faça um "mix" de uma ou outra :P)

João Cunha disse...

Ora bem...visto que a senhora pretende fazer um trabalho sobre escravatura...porque não falar de ESTAGIÁRIOS!?
Sim...como te disse...HOJE..naqueles 5 minutinhos de "alegria" no bus (weeee), os estagiários são as pessoas mais escravizadas "à face da terra". E isto porquê? Poooorquee as empresas aproveitam o facto de ter um aluno que está a ganhar formação em que não necessita de gastar qualquer dinheiro com ele. E por isso, põe-nos a fazer os trabalhos mais macabros!!!

Sempre me podes levar como peça de museu para mostruário :P (eu deixo ;)) e dizes..."este pobre rapazinho foi mais uma das vítimas da escravatura do séc.XXI" xD

Beijinho...*
(eu sei que tivemos esta conversa hoje...mas pronto! ;))