março 23, 2008

Albernoa 2008

Tinha prometido partilhar aquilo que vivi nesta semana santa. Sei que tinha. Mas não estou aqui porque prometi. Estou aqui simplesmente porque estou feliz. Mas mesmo feliz, assim sem conseguir parar de sorrir um bocadinho!

Sabem quando não vêem um bebé durante uma, duas semanas, e quando o voltam a ver já não parece o mesmo, de tão crescido que está?

Foi precisamente isso que aconteceu comigo nestes quatro diazitos. Cresci, cresci, cresci…tanto, que daqui a pouco chego ao céu.

Este ano aconteceu Páscoa na minha vida. E o mais engraçado é que ela não aconteceu conscientemente. As celebrações do tríduo pascal foram muito pobrezinhas, à moda de uma aldeia em que quase toda a população é comunista e não religiosa. Os momentos de aperfeiçoamento em grupo foram bons mas o cansaço reflectiu-se, e um pouco de silêncio para gozar aquilo que íamos vivendo bastava-nos.

Mas foi o ano em que melhor vivi a Páscoa. Porque ela aconteceu à frente dos meus olhos! Aconteceu nos sorrisos de entrega total que vi constantemente à minha volta. Aconteceu na minha atrapalhação a dar a comida aos idosos e no aperfeiçoamento de técnicas que se ia notando de dia para dia. Aconteceu enquanto fazia palhaçadas, enquanto cantava “modas” Alentejanas que não conhecia e que ia tentando apanhar do que ia ouvindo, aconteceu enquanto dançava com esta e com aquela pessoa num ritmo despreocupado, aconteceu enquanto conversava com as pessoas e descobria nelas autênticos tesouros.

Sinto-me completa. Porque sei que dei muito pouco, sei que dei apenas umas “migalhas de mim”. E em troca recebi tudo. Recebi uma entrega de quem já não tem mais nada a que se agarrar, recebi uma energia tão positiva que sou capaz de lhe chamar Amor…

Vi muita coisa. Ouvi muita coisa. Senti muita coisa. Muita coisa mexeu comigo ali. Pessoas acamadas que já não sabem, já não sentem e já não vivem; pessoas que são autênticas fontes de energia e que estão presas num lar que não lhes pode dar aquilo de que precisam; pessoas que comem e bebem para se manterem vivas mas que não têm um pingo de amor para se sentirem vivas; pessoas que apenas querem a morte, porque são apenas um “empecilho” para os que as rodeiam.

Tive o privilégio de conversar com algumas delas, ou pelo menos de as deixar desabafar o que lhes ia no coração. Porque sabia que para eles apenas importava o meu silêncio e a minha presença, não as minhas teorias.

E a par destas coisas mais complicadas vi pessoas que irradiam alegria por todos os lados. Pessoas que cantam e tornam a cantar, fazem versos e tornam a fazer, conversam e tornam a conversar, sorriem e voltam a sorrir.

E o grupo? Oh, o grupo… conheci pessoas fantásticas! Até mesmo pessoas que já “conheço” há anos. Conheci-as por dentro, fui mais longe e mais dentro do que é costume! E ganhei tanto… mas tanto, tanto.


E a gratidão? A força que teve a despedida? Os abraços que recebi? As lágrimas? Os “voltem depressa” e os “fiquem para sempre” que ouvi? E o nó na garganta que ficou quando percebi que aquelas pessoas que achava não ter conseguido cativar se desfizeram em lágrimas e agradecimentos quando nos despedimos?

Olhem, sabem que mais? Já disse muitas coisas, mas ainda nada que desse para descrever isto devidamente. Gastei as palavras. Não tenho mais!

Foi das experiências mais maravilhosas que tive em toda a minha vida. Tudo isto misturado com um ar de campo fresco, uma aldeia em que um “bom dia” a um desconhecido é encarado de forma perfeitamente normal e não como algo do outro mundo. Tudo isto misturado com o roxo e o amarelo daqueles campos, com a mancha verde que nos rodeava.

Não pedia mais. Expectativas TOTALMENTE superadas.

Quero voltar! Pode ser amanhã?


8 comentários:

Anônimo disse...

Inês obrigada por seres assim...
É destes jovens que o nosso mundo precisa.
Vocês são a nossa esperança!
Beijinhos para ti,linda!!!

Paula disse...

inês... já te disse isto ontem... és um "tesouro escondido" e estou grata por ter oportunidade de ir descobrindo aos poucos o quão linda és e o que tens para dar...

Sim, foi uma experiencia linda...inesquecivel... capaz de nos mudar... de nos marcar profundamente.

Tem coragem para mudar a rotina mesmo quando ela se apodera de nós, é mais forte que as recordações, é menos importante mas muitas vezes prioritária... tenho a certeza que vais conseguir ser diferente, mudar a tua vida...e para mim já és reflexo disso... um exemplo. a serio:)

obrigada por tudo, ainda que não tenha sido a pessoa que mais estive contigo, foste muito importante para mim!:)

Obrigada linda!!

ELE VIVE em ti... ve-se a léguas!!!;)

beijinhos**** PAULA

Hannah disse...

Sim, também fiquei bem cheia de ti... Por detrás dos caracóis tímidos revelou-se uma menina especial!

"Estendendo o Amor até aos últimos confins da terra"
http://partilhandomel.blogspot.com/

André disse...

fantastico...:)
Gostei de ver:)
sinto a falta de faxer coisas assim
sao estas coisas k nos fazem crescer...
sao estas coisas que nos ajudam a ver a vida com outros olhos... de horizontes diferentes... sao estas experiencias que nos mudam e que nos ajudam a fazer brotar o homem novo em nós! Beijo!

André disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita Rodrigues disse...

Passei no teu blog por acaso. Li o teu texto. Revejo-me! Dar-mo-nos é muito bom e depois receber sorrisos espontaneos é tão espectacular 8D
Tb passei por um fim d semana de trabalho e sinceramente explicar o que sinto é dificil só mesmo quem por la passa compreende. A alma vem tão carregada d Tudo! Estes dias são uma injecção d oxigénio limpo e puro!

Beijinhos e vou passar mais vezes:)

Unknown disse...

Ola... Estava eu a pesquizar coisas sobre Albernoa para manter o meu blog actualizado quando encontro o teu blog, onde esta um post sobre Albernoa!
Gostei muito do que escreveste e concordo contigo em tudo o k dixes.
Eu sou um habitante de Albernoa que gosta muito da sua aldeia e que tem tentado dinamiza la, para isso decidi faxer um site/blog para Albernoa (http://www.albernoalive.blogspot.com). Para tal, tento divulgar ao máximo o blog para tentar divulgar esta linda aldeia que e Albernoa, para tentar desenvolve la e dar lhe ainda mais vida!
Para isso gostava que tu e os teus amigos que estiveram a passar a semana santa em Albernoa colocassem uma hiperligacao do vosso blog para o de Albernoa para que todos possam ver o quanto bonita e Albernoa, para que possam ir e os k la estiveram l voltar!
Desde ja o meu muito obrigado em nome de Albernoa e em nome de todos os residentes do Lar de Nossa Senhora da Luz que ficaram muito felizes com a vossa visita... =D

F.C.Albernoense disse...

Estava eu aqui na net à procura de noticias relacionadas com a minha terra, mais precisamente sobre a equipa de futebol, para manter o site do clube actualizado e deparo-me com um texto destes quando clico na noticia...Maravilhoso, simplesmente maravilhoso aquilo que escreveste...Foi um autentico poema!
Parabéns...

Já agora se te sentes ligada a albernoa www.fcalbernoense.blogspot.com