maio 09, 2009

E cá estão as unidades de felicidade! E por roubo autorizado!

Olá. Hoje gostava de vos introduzir um conceito altamente revolucionário. Porquê altamente? Porque a felicidade é altamente! E porquê revolucionário?? Porque já existem unidades de peso, métricas...

Já não deve ser difícil…

Aula primeira: Introdução a Unidades de Felicidade.

(as restantes aulas serão práticas e subordinadas ao tema “VIDA”)

Custo de Oportunidade, é nada mais que o valor da melhor alternativa relevante, ou seja, perante uma determinada acção, temos sempre uma outra que seria a melhor alternativa, e que sendo nós racionais, deverá valer menos (senão seria por esta actividade que cairia a nossa opção).

Claro que aprendemos sempre a quantificar cada opção com preços de bilhetes, deslocações, etc, etc…

É aqui que entram as unidades de felicidade. A Unidade de Felicidade é quanto vale uma acção para a nossa construção pessoal. Valerá a pena comprar um carro para nós, gastar dinheiro a comprar um carro, a perder tempo a escolhe-lo, a tratar dos papeis...? A resposta lógica é que devemos comprar o carro se as nossas unidades de felicidade superarem o valor somado de todas as despesas que vamos ter, chatices de perder tempo, um eventual risco na primeira semana que nos vai destroçar o coração (unidades de felicidade negativas)… Se o benefício que vamos tirar supera tudo isto que vamos e/ou tenhamos o risco de perder, então devemos comprar o carro.

Teoria dada.
Este conceito surgiu quanto falávamos de vadiagem cristã, sobre o que um vadio cristão dá e no que recebe… e chegámos à conclusão que um cristão perde dinheiro porque se desloca às reuniões, à catequese, vai a retiros, vai a peregrinações, dá para este que precisa, dá para o outro, e olha um jornal do grupo de jovens, olha o ofertório na eucaristia, as cartolinas da catequese, as camisolas do grupo. E tantas outras coisas…
O que é que o vadio cristão ganha em troca? Aparentemente nada… Mas ganha muito mais do que possa parecer. Chamámos-lhe Unidades de Felicidade. O vadio cristão não ganha 2€ por dar 1h de catequese, ganha 20UF porque não tarda nada é amigo do senhor do bar da paróquia e pode pedir um lanchinho à pala já que anda lá a dar lucro todas as semanas, ganha 40UF por ter uma conta sem se importar muito em que valor vai porque quando der paga… ganha 50UF porque pode comer com as mãos a frente de quem quiser que já ninguém realmente se importa muito com isso (não é verdade que só fazemos isso em nossa casa? Ou, se calhar, já somos tão “pelas regras” que nem em casa fazemos isso?) … O vadio cristão não ganha € por ir cantar na missa, ganha nos sorrisos das pessoas que no fim dela lhes vão dizer “ai naquela música até chorei” ou “tão lindo, vocês não se atrevam a faltar que isto sem vocês não é o mesmo!”… O Cristão, aquele cristão mesmo vadiolas, perde dinheiro, perde tempo, a ir às reuniões de catequese… perde dinheiro nos retiros de fim-de-semana, nas idas a Fátima, nos acampamentos… E ganha Unidades de Felicidade que nunca poderá ter um cofre grande o suficiente para as guardar, porque elas só caberão no seu coração, e no sorriso do outro.

Sim… As Unidades de Felicidade são uma expressão infeliz, muito simbólica mas muito pobre, para explicar que ganhamos muito mais do que o que perdemos… porque são incontáveis. Porque o que ganhamos é sempre tanto que quem “cá está”, deste lado do cristão vadio, nunca se atreveria a quantificar. Porque uma quantidade finita que podemos perder nunca poderá fazer face a uma quantidade infinita que ganhamos com toda a certeza. Nunca ninguém que escolheu esta maneira de vadiar se arrependeu.

E quem é vadio desta maneira, é feliz no íntimo, não tem simples “momentos de felicidade efémeros”, não está sozinho. Estes vadios acabam sempre por ter sucesso na vida, porque vivem em verdade consigo próprios, amam.

Viva os Vadios Cristãos! :D


David Rocha









Vadios Cristãos depois de um retiro que lhes trouxe muitas UF.








Mais vadios cristãos, mais um sábado à noite em reunião do grupo de jovens. Malandros! (as UF não se vêem mas estavam lá!)




E mais vadias cristãs, com a mania que são engraçadas. UF's? Quase não cabiam todas lá dentro!


Enunciador da teoria das UF's experimenta uma nova unidade altamente revolucionária - USPCDCDVC: Unidade de Sofrimento Por Causa Do Chulé Das Vadias Cristãs.

4 comentários:

Ricardo Ascensão disse...

HAHAHA!!!
=D

Hannah disse...

Mais uma vez: és a Maior! :)

Teresa Valente disse...

ó InÊs!

Tu também não existes sabes?

E dou comigo aqui, parada em frente ao pc e a olhar para um Blog que não existe. Porque se tu não existes, o Blog não existe. não é assim?

Bem...
Ia tudo tão bem, até já estava preparadinha para encaminhar o teu post por email para os meus pais... a dizer "vejam só o que aquela minha amiga, aquela... das queixinhas de outro dia... escreveu". Mas estragaste tudo... com estas fotos no final... desisti logo da ideia.

Ai amiga, quanto eu gosto de UF's... como eu gosto de ser uma vadia cristã!
Gostei dos conceitos.
Tens cada uma, rapariga!

Beijinhos mirandelenses =)
Até amanhã.

Inês disse...

Bem, há aqui que fazer uma ressalva. Este post das Unidades de Felicidade não fui eu que escrevi! Foi o excelentíssimo senhor David Rocha, que também é um ganda vadio cristão e também gosta muito de Unidades de Felicidade!

O conceito de vadiagem cristã foi criado na minha mente e, depois de o partilhar num almoço muito agradável com ele e a Maria do Sol da Manhã, surgiu na sua mente este das UF's, que também partilhou connosco...

Ainda surgiu um outro também bastante giro: espionagem religiosa. Esse há-de dar frutos, e espero que a senhora Maria Adelaide no-los apresente!

E pronto. Depois desta ressalva...

Teresa, reencaminha à vontade. Estas fotos são bastante ilustrativas que as UF's dão os seus frutos, e nos dão ar de jovens normais!

Ou então cortas as fotos e já 'tá :D

Ih ih

(Meu Deus, eu imagino o que o meu pai lhes deve ter dito. Tem tanto orgulho em mim *.*)

Um beijinho GRANDE!