julho 07, 2009

Tão Miguel Torga.

«Maria, agora vê se deixas de perder tempo com traduções. Leva esse livro e lê, que é o escritor mais português de Portugal. Ler os livros dele é a mesma coisa que ouvir o povo a falar», disse-me o meu padrinho com "Novos Contos da Montanha" na mão. Salvaguardei que há traduções que são muito boas (o meu querido "Sombra do Vento" é disso exemplo), mas prometi que leria. E interrompi hoje a leitura de uma tradução para ler um pouquinho do livro (são contos pequenos, é para saborear). Gostei deste pedaço do Prefácio à Quinta Edição, para começar. O princípio é bom e identifico-me com ele:
«Desde rapaz que defendo uma arte o mais pura possível nos meios e o mais larga possível nos fins. Uma super-realidade da realidade, onde todos os homens se encontrem, quer sejam intelectuais quer não. Daí que no meu espírito tenha igual peso o juízo dos leigos e o dos ungidos, e me console tanto o aplauso dos simples como dos complicados. Só quando uns e outros se juntam na mesma curiosidade pelo que escrevo sinto uma relativa paz de consciência e alguma certeza. (...)»

Miguel Torga, "Prefácio à Quinta Edição - Novos Contos da Montanha".

4 comentários:

lilokas* disse...

Não conheço a obra deste senhor... Mas o teu "Sombra do Vento"... Já te disse :D
Eu continuo nas traduções. Agora é 'Orgulho e Preconceito'. *

Sol da manhã disse...

Lindo, lindo, lindo.
Gosto muito de Torga. Vais ter tempos deliciosos com ele, vais ver.

Um beijinho de Parabéns!

Venha a faculdade :D!

Fériaaaaassssssssssssssssssssssss!!!

figlo disse...

Desde a Poesia à Prosa que é poesia, Torga, é o escritor que mais me diz da busca nunca saciada de infinito que existe em todo o homem, crente ou ateu...Sou suspeita, encanta-me o que escreveu. Em 2007 comemoraram-se cem anos do seu nascimento... A certa altura diz ele no seu "diário": "- converso com esta gente e tenho sempre a impressão de que estão a fazer a vida numa palavra e todo eu sou uma comovida comunhão com a trama das vidas que me envolvem"
Ser comunhão com as vidas que nos envolvem...continua ...vais gostar, muito! Glória

José A. Vaz disse...

é o meu escritor preferido. e quem é transmontano como eu percebe isso bem. ainda bem que o descobriste. boa sorte.