setembro 28, 2008

Deus-Amor, Deus-Perdão


Isto tem sido uma saga. Tudo começou aqui, com a Tia Antoninha da rua de baixo e o Senhor Prior das Pernas Tortas numa luta acesa sobre um tal Deus Amor que nenhum dos dois conhecia…

Depois, em resposta à querida Antoninha, escrevi isto, de onde apareceu o Ti Zé das Trindades, marido da Tia Antoninha da rua de baixo, com dúvidas sobre a justiça do meu Deus Amor!

Daí surgiu este . E será que mudou alguma coisa no Ti Zé? A verdade é que, aqui, a Antoninha afirma que ele já dá abraços e solta gargalhadas!

Bem, mas estou aqui por causa da nova intervenção do Senhor Prior das Pernas Tortas. Diz ele assim:


“Ora cá está! Eu sabia que mais tarrrde ou mais cedo...

As mulherrres são mesmo assim. Falam, falam, falam e só dizem disparrrates.

Não havia necexxidade!

"Sem pecados na culpa".

Querrrida Inês, irrrmã em Crrristo. O pecado e a culpa são assuntos sérrrios.

Muito sérrrios. Se há culpa, há pecado. Se há pecado, há uma alma a perrrderrr-se na salvação de Deus.

Deus, tudo vê, tudo ouve, tudo sabe. Mandou-nos o seu Filho Jesus Crrristo para nos liberrrtarrr do Inferrrno.

Aquele lugarrr temível para onde vão as almas pecadorrras viver com o Belzebú. (benzeu-se três vezes e continuou)

E Jesus Crrristo sofrrreu muito, muito porrr nós para agrrradarrr a Deus.

Livrrre-nos Deus! Livrrre-nos Deus do fogo da Geena!

Há muitos pecados. Muitos! A toda a horrra e a todos os segundos pecamos. E Deus sabe! Deus sabe e castiga. Porrr isso é prrreciso pedir a Deus muito perrrdão pelos nossos pecados.

Porrrque pecarrr é feio! Se há culpa é porrrque há pecados. Não há culpa sem pecados.

Aprrroxima-te do Confessionárrrio. Aprrroxima-te! Para que tenhas a salvação de Deus!

Só na admnistrração dos sacrrramentos o Espírrrito Santo está presente. Depois do arrrependimento e da penitência Deus irrrá ficarrr muito satisfeito.

Deus te abençoe.

Senhor Reverendo Camilo”


Ai, senhor Camilo. Que confusão vai para aí nessa cabecinha, e nesse coração! Ponha lá a mão do lado esquerdo do peito. Está aí, não está?

Olhe, eu já pensei muitas vezes sobre este assunto de que me fala. Já me recomendaram muitas vezes que usasse e abusasse do sacramento do perdão, porque pedir desculpa a Deus é sempre muito importante e porque sem isso participar na Eucaristia, fazer memória Dele ao fazer parte da Sua festa e tomar os Seus sinais como meus é um pecado muito grande…

Quando me dizem isso, eu costumo perguntar-me desde quando é que é pecado renovar uma aliança, por muito que a tenhamos furado uma vez ou outra…

Bem. Isto é tudo muito pessoal, e não sou eu que digo o que cada um deve fazer quando sente que o Amor lhe escapou por entre os dedos e que deixou de ser o centro… mas falo-te da minha experiência como humana imperfeita, e capaz de sair do caminho muitas vezes!

Apaixona-me que o meu Deus seja Amor, e que por isso seja também Perdão. Sim, Ele É Perdão, não perdoa! Por isso não precisa das nossas desculpas e penitências para nos desculpar e voltar a amar. Ele é incapaz de deixar de nos amar, pura e simplesmente!

Mas com isto não quero dizer que possas fazer tudo o que queres, que Ele vai aprovar e dar-te palmadinhas nas costas! Não… sabes, Ele uma vez contou-me um segredo. Contou-me que odeia o pecado com todas as suas forças! É a única coisa que Ele é capaz de odiar verdadeiramente. O pecado come por dentro a menina dos seus olhos, que sou eu, que és tu! O pecado bloqueia, fecha o coração! E se há coisa que Ele gosta, é de um coração livre e de asas abertas.

Estás a ver? Ele não gosta do que o pecado te faz, porque és tu que perdes, não Ele! Isso de ficar chateado, de o teres que amansar, é tudo mentira, garanto-te...

Por isso, quando te deixas levar pelo pecado, não lhe peças desculpa a Ele. Pede desculpa a ti próprio! E, com os teus pés, volta ao teu caminho. Ele sorri, dá-te força, dá-te a mão e diz que te ama! E aí, o pecado já não importa, já o ultrapassaram, juntos!

Percebes?

Não te massacres com um erro, Ele ultrapassa isso bem mais rápido que tu! Olha, as listas infindáveis de pecados lá nas gavetas do céu? Também não existem, amigo! E não têm nada a ver com o meu Deus!

Olha, falas-me do confessionário. Estive a ler umas coisas que gente bonita escreveu, gente que anda à procura da verdade do que vive, e aprendi muitas coisas…

O confessionário não é uma criação de Jesus de Nazaré. Não, não. Vem de uma prática muito diferente, comunitária, totalmente alterada na Idade Média… Olha, se quiseres, podes ler aqui aquilo de que te falo.

Nunca gostei do ambiente, sabes? Filas de gente sentada em bancos compridos, à espera da sua absolvição… para voltar para casa descansadinhos! Já vi tanta coisa nas “confissões”… desde lutas para chegar mais rápido ao senhor padre, disputas pelo lugar mais à frente, mais perto, mães a tratar mal os filhos por serem crianças, apenas… tanta coisa imprópria de gente à procura de um caminho novo!

Para quê? Para ouvir um “os teus pecados estão perdoados” SE rezares 10 pais-nossos e 5 avé-marias?

Tenta compreender, eu não digo que esteja mal recorreres ao sacramento do perdão! Mas se for isso, de que te serve? Tem que ser um ponto de partida para uma reconciliação plena do teu coração com a vida amorosa que Jesus de Nazaré desenhou para ti!

Já viste o nome? “Sacramento do perdão”, “Sacramento da reconciliação”. Achas mesmo que Ele precisa disso para amar o teu coração imperfeito?

Liberta-te. Só isso. Com sacramento, sem ele, mas sempre com Ele e contigo. Porque o Sacramento como um Sacrifício não interessa a ninguém, muito menos Àquele que te ama da forma mais perfeita de todas! Que te ama na vida, na morte, no pecado ou fora dele. Sempre. E sempre é muito tempo.

Nenhum comentário: